PROFESSORES CONViDADOS

________________________________________________________________________________________________________

 

Arani Schroeder

Graduado em Farmácia pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI (1996) e pós-graduado (Latosensu) em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV (2007). É membro da Comissão Assessora sobre Farmácia Comunitária (Comfar) do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

 

 

Carlos Eduardo Pulz Araújo

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP (1988); Mestrado (1993) e Doutorado em Ciências na Área de Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade São Francisco de Bragança Paulista, USF, exercendo atividade docente junto aos cursos de Medicina, Farmácia e Psicologia e a coordenação do Programa Lato sensu de Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Professor da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação de Instituições de Educação Superior e de cursos de graduação segundo portaria Ministerial No 1.751, junto ao Ministério da Educação (MEC). Professor Consultor das faculdades municipais e estaduais de ensino junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) do Governo do Estado de São Paulo desde 31 de maio de 1993. Professor Consultor Técnico do Núcleo de Estudos Permanentes (NEP) do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF/SP). Possui experiência em cursos de Pós-Graduação Lato sensu pelo Brasil, atuando nas áreas de Farmacologia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica.

 

 

Cassyano Januário Correr

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (1998); Especialização em Gerontologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP (2002); Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2004) e Doutorado em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2008). Atualmente encontra-se em estágio de pós-doutorado em Portugal, na Universidade de Lisboa. É Professor Adjunto do Departamento de Farmácia, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e leciona conteúdos de Farmácia Clínica no curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Uso Racional de Medicamentos, Atenção Farmacêutica e Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente em serviços farmacêuticos clínicos, morbimortalidade relacionada a medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e qualidade de vida relacionada à saúde..

 

 

Dennis Armando Bertolini

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá, UEM (1984); Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela mesma instituição (1994) e Doutorado em Ciências (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando nas áreas de Hepatite B, HIV/AIDS, Hepatite C e Prevalência.

 

 

Erildo Vicente Müller

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (1991); Especialização em Farmácia de Dispensação (1995) e em Citopatologia pela mesma instituição (1999); Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC (2005) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2011). Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO), e coordenador do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEPG. É Professor Adjunto na mesma instituição nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente em pesquisa de epidemiologia, rastreamento de câncer cérvico vaginal, epidemiologia de doenças crônicas e mortalidade por doenças cardiovasculares.

 

 

Giovani Marino Fávero

Possui Graduação em Farmácia e Bioquimica pela Universidade Estadual de Ponta rossa, UEPG (2001); Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, USP (2004) e Doutorado em Alergia e Imunopatologia pela mesma instituição (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Humana e Fisiopatologia, atuando principalmente nas áreas de oxisteróis, morte celular, estatinas e nanopartículas.

 

 

José dos Passos Neto

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (1981); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFI (1989) e em Saneamento e Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ (1991) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2000). Atualmente é Diretor Técnico da Farmácia Especial da 3ª Regional de Saúde - Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Farmácia Domiciliar, atuando principalmente em assistência farmacêutica, farmácia, estudo de utilização do medicamento, epidemiologia e fiscalização do exercício profissional.

 

 

Josiane Cristine Bachmann Madalozzo

Possui Graduação em Farmácia (1983); Especialização em Educação - Metodologia do Ensino Superior (1993), e em Farmácia de Dispensação (1994) e Mestrado em Educação (1999), todos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atualmente é professora assistente da UEPG. Tem experiência na área de Farmacologia e Educação Farmacêutica, atuando principalmente nos temas de atenção farmacêutica, hipertensão arterial, diabetes mellitus e acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hemodialisados.

 

 

Larissa Bail

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica (1999) e Especialização em Farmácia de Dispensação (2001) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, e Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2006). Atualmente é professora na UEPG. Tem experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente nos temas de resistência antimicrobiana, enterobactérias, estafilococos, hemoculturas e infecção urinária.

 

 

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes

Possui Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS (1987); Mestrado em Química (1991) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, UnB (1999) e Pós-Doutorado em Ética em Pesquisa Clínica pela Universidade do Chile (2008). Obteve título de Especialista por concurso público nas áreas de Terapia Nutricional (SBNPE, 1991), Farmácia Hospitalar (SBRAFH, 2005) e Farmácia Oncológica (SOBRAFO, 2006). Realizou cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Farmácia Clínica (Universidade do Chile, 1997); Farmácia Clínica (Universidade da Florida, EUA, 2000); Inovações em Medicamentos (Espanha, 2005); Educação (Instituto Hyogo, Japão, 2006); Liderança e Farmácia (Panamá, 2007) e Farmácia Hospitalar (Instituto de la Vega, Peru, 2007). Atualmente é Farmacêutica Hospitalar da Fundação Hospitalar/Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Professora do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde/FEPECS/GDF, Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da SES/DF, Pesquisadora e Orientadora nos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da UnB e do Mestrado Profissional em Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Atua nas áreas de Assistência Farmacêutica, Ética em Pesquisa e Terapia Nutricional.

 

 

Marileia Scartezini

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica (1978); Mestrado em Ciências – Bioquímica (1986); e Doutorado em Genética (2000) pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2000) e Pós-Doutorado em Hipercolesterolemia familiar pela University College London (2008). É Professora Associada na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise Clínicas, atuando nas áreas de Análise Clínico Laboratorial das Dislipiedmias, Hipercolesterolemia Familiar, Variabilidade Genética das Dislipidemias, Fatores de Risco e Doença Arterial Coronariana e Diabetes Mellitus.

 

 

Mauren Isfer Anghebem-Oliveira

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR (1999); Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP (2003); Mestrado em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2005) e Doutorado (em andamento) em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Análises Clínicas também pela UFPR. É professora de Bioquímica Clínica e Parasitologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR e editora associada da Revista Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Atua na áreas de pesquisa de Marcadores Cardíacos, Polimorfismos Genéticos, Doenças Cardiovasculares e Diabetes.

 

 

Michel Fleith Otuki

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (1999); Doutorado em Farmacologia pela mesma instituição (2005) e Pós-Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2007). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia pela mesma instituição. Atua também como orientador associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Farmacologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Biologia Cutânea e Plantas Medicinais, atuando principalmente nas áreas de Farmacologia e Patofisiologia das doenças inflamatórias de pele, desenvolvimento de fármacos, medicamentos e cosméticos para o tratamento de disfunções cutâneas e atenção farmacêutica em dermatologia.

 

 

Natália Maria Maciel Guerra Silva

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR (2001); aperfeiçoamento em Bioquímica pela mesma instituição (2002); Especialização em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, (2004) e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ (2008) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá, UEM (2011). Atualmente é professora das Disciplinas de Processos Patológicos Gerais e Biologia II (Embriologia e Histologia) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente em Assistência Farmacêutica, Hipertensão Arterial, Diabetes, Saúde Ambiental, Gestão de Sistemas de Serviços de Saúde, Patologia Geral, Doenças endêmicas, controle de vetores, Epidemiologia e animais peçonhentos.

 

 

Paulo Vitor Farago

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2000); Mestrado em Ciências Biológicas – Botânica (2002) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2007). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e em Odontologia da UEPG. É Vice-Coordenador e coordenador local pela UEPG do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, em associação ampla com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Participa como membro da Comissão de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (COEP) da UEPG. É consultor "ad hoc" de projetos de pesquisa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como Revista Brasileira de Farmacognosia, Revista Brasileira de Farmácia, Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial e Latin American Journal of Pharmacy (Acta Farmacéutica Bonaerense). É membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotecnia e Farmacognosia, atuando em atividades de ensino e de pesquisa nas áreas de desenvolvimento farmacotécnico, liberação modificada de fármacos, formulações odontológicas, formulações fitoterápicas, morfoanatomia e fitoquímica de espécies medicinais.

 

 

Roberto Amatuzzi Franco

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (1993) e Especialização em Farmácia de Dispensação pela mesma universidade (1995). Atualmente é Diretor da Regional de Saúde para o município de Telêmaco Borba e região, no estado do Paraná.

 

 

Sideney Becker Onofre

Possui Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas, FFCLP (1989) e em Ciências/Biologia pela Faculdades Reunidas de Administração Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas, FACEPAL (1989); Especialização em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Severino Sombra, USS (1992) e em Pensamento Contemporâneo do Século XX pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR (1992); Mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul, UCS (1998) e Doutorado em Processos Biotecnologicos pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2001). É Professor Titular da Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus de Francisco Beltrão, e da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP). Tem experiência na área de Microbiologia e Processos Fermentativos, Bioquímica de Microrganismos, Biotecnologia Geral e Ambiental, atuando principalmente na Linha de Pesquisa de Tecnologia de Produtos e Processos em Saúde, com destaque em projetos nas áreas de Biotecnologia Microbiana Aplicada à Area da Saúde e Bioprospecção de Metabólitos Ativos de Origem Vegetal.

 

 

Sinvaldo Baglie

Possui Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP (1995); Mestrado em Odontologia (1998) e Doutorado em Farmacologia Anestesiologia e Terapêutica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Farmacologia Clínica principalmente nas áreas de biodisponibilidade, testes de sensibilidade microbiana, microbiologia farmacêutica e farmacocinética. É professor do corpo permanente do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UEPG. Atua como professor convidado em cursos de Especialização com o módulo de Farmacologia dos antimicrobianos. Atualmente é Chefe-Adjunto do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG.